quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

SINDICATOS DEBATEM REESTRUTURAÇÃO

Nesta terça-feira pela manhã, representantes da intersindical – químicos unificados, sindicato dos bancários, CPERS, entre outros - reuniram-se no Sindisprev (Travessa Leonardo Truda, 40 - 12° andar) em Porto Alegre, para dialogar a respeito da atual situação dos sindicatos bem como, apontar e propor medidas para reestruturar o movimento sindical.

Os representantes referiram a necessidade de reorganizar o sindicato e amplificar sua resistência, uma vez que a crise também atingiu a instituição e, para reconstruí-la, o uso da comunicação entre a associação e a base é imprescindível para tornar os trabalhadores sujeitos ativos dentro do movimento, conscientes da ideologia sindical e preparados para a mobilização.

Relatou-se ainda que o planejamento junto à base constitui o meio mais eficaz de efetuar as conquistas. Além disso, esta reforma deve ser precedida de informação e politização da massa, a fim de tornar os militantes aptos a discernir os contra-argumentos que tentam distorcer a verdadeira essência do sindicato na conquista de direitos para os trabalhadores.

Os sindicalistas pretendem um grande encontro para tratar das lutas, metas, programa e plano de ação em conjunto dos militantes a fim de construir uma nova central, a qual unificará as lutas: é o CONCLAT – Congresso da Classe Trabalhadora que se realizará na primeira semana de junho deste ano.

Jussemara Souza da Silva

Rede RDC web

Nenhum comentário:

Postar um comentário