terça-feira, 15 de junho de 2010

Seminário da Aecpars e os rumos do Carnaval

*
Diretoria da Liesa foi a atração principal do Seminário da AecparsFoto: Vinícius Reis/Agência Foco News
Vinícius Reis/Agência Foco News
Carnaval na teoria, não na prática. Assim foi a manhã e a tarde do último sábado na quadra do Império da Zona Norte, que sediou o primeiro Seminário realizado fora do Rio de Janeiro a receber um presidente da Liesa.
Mas o Carnaval! Novos Rumos, promovido pela Aecpars, teve um público apenas razoável, formado em sua maioria por integrantes de escolas do interior do Estado e até de Florianópolis. Nem a presença da cúpula do Carnaval Carioca conseguiu preencher todos os lugares disponíveis.
Dos presidentes e diretores de Carnaval, apenas alguns permaneceram na quadra durante todas as palestras. Outros, deram apenas uma passada no local. Um deles nem apareceu. Dos destaques responsáveis diretamente por quesito, um intérprete, um ou outro mestre-sala e alguma porta-bandeira participaram. Mestre de bateria? Só Márcio Rodrigues. E ficou por aí.
A ausência de dirigentes e principalmente dos destaques não pode ser justificada pela estrutura oferecida pela Aecpars. Antes das palestras, todos receberam credencial e, depois, cada um levou para casa um belo certificado de participação, assinado inclusive pelo presidente da Liesa.
► Organização e Estrutura
O público que participou do Seminário Carnaval! Novos Rumos, da Aecpars
A quadra do Império ainda foi remodelada para o evento, com montagem de palco, instalação de sistema de som de qualidade, telão e tv's de plasma, para que de qualquer área da quadra as palestras pudessem ser acompanhadas. Almoço e coffebreak também foram oferecidos.
A explicação para o público apenas razoável é meramente cultural, ou talvez culpa do Dia dos Namorados. Parece que em Porto Alegre os amantes do samba não gostam de falar sério sobre Carnaval. Até os que estavam presentes foram apenas para ouvir, já que nenhuma pergunta foi feita aos palestrantes quando a possibilidade de interação foi oferecida ao público.
► Projetos do poder público
O secretário da Cultura, Sérgius Gonzaga, representou a prefeitura de Porto Alegre
Os governos municipal e federal estavam representados. O secretário municipal da Cultura, Sérgius Gonzaga e a representante do Ministério da Cultura, Margarete Moraes, abriram os trabalhos. Em pauta, a necessidade da criação de leis estudais e federais específicas para o Carnaval.
Eles foram precedidos pelo presidente da Aecpars, o Urso, que em seu discurso de abertura ficou emocionado ao lembrar de Betinho, ex-presidente dos Imperadores do Samba, falecido em 2002. Urso contou que Betinho sempre declarava que as escolas de samba de Porto Alegre só seriam respeitadas no dia em que trouxessem o alto escalão do Carnaval Carioca.
► Carnaval na TV, Rádio, Jornal e internet
Alice Urbim, gerente de produção da RBS TV, mostrou os índices de audiência do Carnaval
Depois, foi a vez do Grupo RBS prestar contas aos carnavalescos. Parceira da Aecpars até 2016, a RBS foi representado por Alice Urbim, gerente de produção da RBS TV e Alexandre Bach, diretor executivo de produto - segmento da maioria.
Alguns dados relevantes foram revelados, como os excelentes índices de audiência das transmissões, superiores às transmissões do Carnaval Carioca, além do volume de informações que circulou nos jornais e rádios no pré-Carnaval, além do trabalho realizado aqui pelo Samblog, com alcance de excelentes números de acesso.
Alice e Bach ainda afirmaram que o Carnaval é a maior cobertura na área de entretenimento da RBS e que a empresa não faz parceria com gente ou produto que não valha a pena, já que tem compromisso com cinco milhões de espectadores no Estado.
► Liesa mostra sua estrutura
Para encerrar, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro realizou sua palestra. A dinâmica foi diferente do anunciado, em que cada um dos diretores da Liga falaria separadamente sobre o seu setor de atuação. Na prática, o presidente Jorge Castanheira conduziu a apresentação, com participação do outros dirigentes da entidade carioca.
Com material multimídia, Castanheira falou sobre a estrutura organizacional do Carnaval Carioca, destacando a importância do regulamento e da profissionalização da gestão nas escolas de samba. Ainda mostrou a infra-estrutura montada na Sapucaí para que o maior espetáculo da terra flua com sucesso.
Jorge Castanheira destacou a importância do Regulamento para as escolas de samba do Rio de Janeiro
A comitiva carioca foi acompanhada pelo português Luiz Dias, diretor-presidente da Mectubo, empresa que há mais de 20 anos faz a montagem da estrutura móvel da Sapucaí. O que pouca gente sabia e foi revelado durante o encontro foi que, mesmo com o sambódromo construído, 44% das instalações são tubulares, como cabines de imprensa, passarelas e camarotes.
Coordenador de vendas da Liesa, o gaúcho Heron Schneider mostrou o sistema telefônico adotado para a venda dos 180 mil ingressos para todo o Brasil. Ele revelou que a procura é cinco vezes maior que a oferta e que, em 2010, todas as entradas de arquibancadas se esgotaram em apenas 33 minutos. Heron ainda revelou que o desfile das escolas de samba é o único evento no Brasil em que a organização possuiu os dados de CPF e RG de todos os espectadores.
Sobre administração da escola de samba, falou Elmo José dos Santos, diretor de Carnaval da Liesa e ex-presidente da Mangueira. Para Elmo, uma palavra resume a fórmula do sucesso na gestão de ume entidade carnavalesca: planejamento. Para Elmo, só é possível êxito no dia do desfile com organização e integração entre todos os setores da escola.
No final, bastante solícito, Castanheira posou para fotos e assinou um a um os certificados de participação. Dali, os dirigentes da Liesa jantaram em uma galeteria e logo partiram para o Barracão do Samba e do Carnaval, onde acompanharam a abertura de temporada 2010 do espaço.
Postado por Vinicius Brito às 03h22