sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ÚLTIMAS DO FÓRUM



myspace Stuff


UNIÃO DOS SINDICATOS EM NOVA CENTRAL






Na plenária pela reorganização do movimento sindical e popular realizada no dia 27 de janeiro, quarta-feira no sindicato do Cpers, estavam presentes Conlutas, Intersindical, MTL, PSOL, PSTU, Químicos Unificados, Movimento Revolucionário, Pastoral Operária, Lutas Marxistas, Cpers, MTST e SEPE (RJ).
Para os sindicalistas, o sistema capitalista não permite oportunidade e espaço de trabalho a todos, nem mesmo aos que se qualificam. Relatou-se a política de favorecimento ao capital e ao latifúndio, verificada com o crescimento do agronegócio no comércio brasileiro, além disso, o ataque ao terceiro PNDH – Plano Nacional de Direitos Humanos – o qual reafirmaria a democracia e liberdade do povo, no entanto está sendo duramente criticado pelos setores de direita, imprensa e militares. Preocupados com a realidade dos trabalhadores brasileiros, os sindicatos formarão uma nova central sindical, desvinculada da CUT – Central Única dos Trabalhadores – para a direção da classe tabalhadora e será o ponto de apoio para as novas conquistas em um movimento independente dos projetos da burguesia.
Segundo Arlei, da Intersindical, é preciso sair às ruas, enfrentar e conquistar os direitos, entretanto, é indispensável construir uma nova central e, para isso ocorrer,o sindicato terá que buscar mais trabalhadores inclusive aqueles que estão afastados do sindicato e os superexplorados, interagindo com todos para complementar a luta. Mário Augusto – Intersindical – declarou otimismo pela união da Conlutas e Intersindical na construção da nova central, no entanto, também há indignação frente à inexistência de processos revolucionários na conjuntura brasileira embora se presencie um período adverso de crise que estimula o surgimento de manifestações e revoluções mais amplas.
A nova central sindical surgirá do Conclat – Congresso da Classe Trabalhadora – e deverá unir os sindicatos com o propósito de reorganizar o movimento e elevar sua força na conquista de direitos, melhores salários e condições de vida para a classe trrabalhadora.

JUSSEMARA SOUZA DA SILVA
Rede RDC Web
Rádio Fórum Porto Alegre




Música folclórica: a cultura no FSM 2010

“Venha pelas colinas até uma terra onde as lendas resistem, onde histórias antigas ainda tocam os corações e, por isso, revivem”.Sob esta inspiração, o Grupo Tradisons exibe o talento e a musicalidade, resgatando e revivendo músicas folclóricas do mundo inteiro.
No Fórum Social Mundial 2010, o grupo realizou oficinas de músicas na Usina do Gasômetro. A oficina desta sexta-feira apresentava teoria, percepção e prática da música, em que foram abordados o alcance, o acesso e a iniciação correta da musicalidade sob orientação do músico e professor de música Paulo Roberto Lima Duarte, o qual foi aluno e amigo do Maestro Macedinho.
O Grupo Tradisons, fundado em 2006 e coordenado pelo multinstrumentista gaúcho Renato Velho, é formado por dezesseis integrantes de diferentes nacionalidades e gerações e agregam em seu repertório canções que identificam distintas culturas e povos. Numa analogia, é este também o propósito do FSM ao transpassar e reunir inúmeras nacionalidades em um evento que promove o debate, a interação e a construção de novos conceitos e projetos.
Para mais informações do Grupo Tradisons, contatar com Paulo Roberto pelo fone: (51) 91772472.

JUSSEMARA SOUZA DA SILVA

REDE RDC Web

Rádio Fórum Porto Alegre




Reconstrução da história e possível verdade após a anistia


Na quarta-feira feira, 27 de janeiro, na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, estiveram reunidos na mesa do Seminario “Direito à Memória e à Verdade” Boaventura de Souza Santos, sociólogo e professor da Universidade de Coimbra, Marcos Rolim, jornalista e sociólogo e Domingos sávio da Silveira, procurador da república, os quais discutiram acerca da Lei da Anistia e dos direitos humanos, bem como relembraram as vítimas da ditadura militar no Brasil.
O evento teve início com a exposição de um projeto de pesquisa de alunos da UFMG, em que constam diversas informações, fotos, vídeos e músicas que tratam dos acontecimentos e pessoas envolvidas neste horrendo período da história brasileira – a ditadura militar.
Domingos Sávio da Silveira referiu a necessidade de resgatar os fatos e a história com o objetivo de reconstruí-la, uma vez que ainda há tantos episódios ocultos,e não com a finalidade de perseguir ou punir os responsáveis pelas torturas, assassinatos e desaparecimentos forçados. Silveira destacou o lamentável hábito de evitar comentários sobre fatos passados, o que contribui para a prescrição jurídica dos crimes. Relatou, inclusive , que a Lei da Anistia, promulgada em 1979, ao conceder anistia aos que cometeram crimes políticos ou conexos com estes, excluiu os condenados por terrorismo (como eram vistos e julgados os grupos de esquerda) ao passo que favoreceu os militares e os torturadores.
É importante ressaltar que, no Brasil, vários crimes ocorridos durante a ditadura militar não foram esclarecidos até hoje, enquanto inúmeras pessoas continuam desaparecidas. E esta lembrança dolorosa não deve ser apagada da memória, ao contrário deve trazer a inquietação de desvendar os mistérios que restam e também impedir que os abuso do poder a da liberdade volte a afrontar os direitos humanos e democráticos.

JUSSEMARA SOUZA DA SILVA
Rede RDC Web
Rádio Fórum Porto Alegre






AVISO!!!

em breve os audios do FSM 2010 estárão disponivel na pagina


marco maragato
rádio forum porto alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário