segunda-feira, 25 de janeiro de 2010


Começa Fórum Social 10 anos: Grande Porto Alegre

Articulado para ser um espaço de balanço de uma década de encontro e marcado pela presença de cidades da região metropolitana da capital gaúcha, o Fórum Social 10 anos: Grande Porto Alegre aguarda a presença de chefes de estado como Lula, Evo Morales, Pepe Mujica e Fernando Lugo. Cerca de mil pessoas participaram da abertura do evento, nesta segunda-feira, na usina do Gasômetro. Presidente Lula falará aos participantes do Fórum nesta terça-feira (Fotos: Eduardo Seidl).

Clarissa Pont

Cerca de mil pessoas acompanharam, na manhã desta segunda-feira (25), na Usina do Gasômetro, a abertura do Fórum Social 10 anos: Grande Porto Alegre. O evento regional, que irá até o dia 29 de janeiro, terá mais de 500 atividades descentralizadas nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga. Articulado para ser um espaço de balanço de uma década de encontro e marcado pela presença de cidades da região metropolitana da capital gaúcha, o Fórum aguarda a presença de chefes de estado como Lula, Evo Morales, Pepe Mujica e Fernando Lugo.

O Fórum Social Mundial de 2010, comemorando seu décimo ano de existência, acontece de forma descentralizada em pelo menos 27 eventos regionais, nacionais e locais espalhados pelo mundo ao longo do próximo período. Em Porto Alegre, uma das atividades centrais será o Seminário Internacional “10 Anos Depois: Desafios e propostas para um outro mundo possível”, que contará com a participação de mais de 70 intelectuais e dirigentes sociais do mundo todo - muitos dos quais integraram o processo de criação e construção do Fórum Social Mundial (FSM) nos últimos dez anos.

O seminário pretende examinar os novos desafios da esquerda mundial e projetar possíveis caminhos futuros para o FSM. Também deve fazer uma reflexão mais sistemática sobre o que foi realizado até aqui, os erros e acertos, e a dinâmica institucional do Fórum, constituindo-se em um momento de reflexão estratégica dirigido aos ativistas mais envolvidos no processo.

Para Olívio Dutra, dirigente do Partido dos Trabalhadores e ex-governador do Rio Grande do Sul, nada é por acaso neste balanço em 2010.
"Há dez anos, o Fórum veio para a capital do Estado mais meridional do Brasil porque tínhamos um projeto com a matriz da participação comunitária, do protagonismo social, do respeito aos movimentos, da instigação da apropriação pública do estado e do controle da sociedade sobre o estado, e não o inverso. A realização do Fórum novamente em Porto Alegre revela que, há dez anos, tínhamos razão em fazer acontecer esse movimento e, através de Porto Alegre, ganhar o mundo. Aqueles que contestavam e que se indispunham contra o Fórum, hoje são obrigados a admitir a força do movimento. É uma vitória importantíssima”, avaliou.

A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que nesta terça-feira (26) fala em um debate com representantes de movimentos sociais que participam do Fórum, está confirmada. Além de Lula, os organizadores desta nova reunião esperam em Porto Alegre outros presidentes latino-americanos, como o boliviano Evo Morales e o paraguaio Fernando Lugo. Estarão no encontro o presidente eleito do Uruguai, José Mujica, e o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, que participarão de várias atividades paralelas ao Fórum.

A descentralização e o protagonismo das cidades da região metropolitana de Porto Alegre, governadas pelo Partido dos Trabalhadores como a capital quando abrigou a primeira edição do Fórum em 2001, é outra marca deste encontro de avaliação. Fruto de uma articulação dos prefeitos destas cidades que estiveram em Belém do Pará em janeiro de 2009, a inclusão das atividades no calendário oficial do Fórum é vista como outra vitória. “Essa articulação representa o protagonismo da região metropolitana. Por isso temos tantas atividades fora da capital, como a Casa de Cuba em São Leopoldo, as atividades de economia solidária e o Encontro das Cidades do Orçamento Participativo em Canoas e tantas outras. É uma emergência das periferias. Esse é o primeiro Fórum que acontece fora de uma capital. O Fórum voltou para Porto Alegre, mas o espírito dele se deslocou para a região metropolitana”, resume Jéferson Asunção, secretário de Cultura de Canoas.

A programação do Seminário Internacional “10 Anos Depois: Desafios e propostas para um outro mundo possível”:

25/1, segunda-feira

9h-10h30 Mesa de Saudação
Participantes:
Autoridades locais, estaduais, federais
Representantes históricos do FSM da sociedade civil
Local: Gasômetro

11h-13h Mesa de Abertura
Fórum Social Mundial – Balanço de 10 Anos
Participantes:
Lilian Celiberti, Raffaella Bollini, Nandita Shah, Francisco Whitaker, João Antônio Felício, João Pedro Stédile, Oded Grajew, Bernard Cassen, Olívio Dutra
Local: Gasômetro

26/1, terça-feira
A Conjuntura Mundial Hoje
9h-12h A Conjuntura Ambiental Hoje
Participantes:
Nicola Bullard, Gilmar Mauro, Roberto Espinoza, Hildebrando Vélez Galeano, Elisiane Khan (*)
Local: Gasômetro

fonte carta maior

marco maragato
rádio fórum porto alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário