sábado, 31 de dezembro de 2011
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Comissões da Assembleia e do Senado debatem situação de comunidades quilombolas no RS
Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373 Foto: Marco Couto
Debate reuniu representantes do poder público e de comunidades quilombolas
As comissões de Cidadania e Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado e de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia gaúcha realizaram audiência pública conjunta na manhã desta segunda-feira (14), no Teatro Dante Barone, para apurar as condições de vida de comunidades quilombolas no interior do RS.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, senador Paulo Paim (PT-RS), proponente e coordenador do encontro, destacou a importância de dialogar sobre um tema que envolve a todos, como é o caso da questão das condições de vida das populações quilombolas no Rio Grande do Sul, com um foco especial na comunidade de Morro Alto. "Todo negro que não entender que é descendente de quilombola ele não entendeu ainda sequer qual é a razão da sua vida", sentenciou. O parlamentar lembrou também das lutas travadas pelas comunidades indígenas em todo o país para que tenham seus direitos constitucionais garantidos, a exemplo do que vem buscando a comunidade quilombola.
Paim também aproveitou a ocasião para encaminhar no Senado Federal um voto de pesar à família do falecido deputado do Partido Progressista, Chicão Gorski.
O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Miki Breier (PSB), respaldou a luta empreendida pelas comunidades quilombolas, mas também lembrou a luta de mulheres que sofrem com a violência dos companheiros e a luta contra a violência sexual de crianças e adolescentes. "A luta das mulheres vítimas de violência não é só das mulheres, mas de homens e mulheres que querem uma sociedade mais justa", conclamou.
Representando a presidência do Parlamento gaúcho, o deputado Edegar Pretto (PT) relembrou as suas origens e militância no Movimento dos Sem Terra (MST) e agradeceu ao senador Paim pela iniciativa da audiência pública. O parlamentar também lamentou a morte do deputado Chicão Gorski (PP), destacando a sua atuação na Casa durante o seu primeiro ano de mandato.
Pretto ressaltou ainda a luta dos movimentos sociais na busca de direitos garantidos na Constituição, ressaltando que para os trabalhadores nada é fácil e nada cai do céu. "Aqui não se trata de pedir um favor, não se trata de que o governo atenda uma pauta de reivindicações. Aqui se trata de reconhecer direitos que foram negados ao longo de muitos anos", argumentou o parlamentar ao defender a efetiva titulação das áreas quilombolas em todo o país e no Rio Grande do Sul.
O deputado Raul Carrion (PCdoB), coordenador da Frente Parlamentar Quilombola da Assembleia gaúcha, lembrou que o direito à titulação das terras quilombolas foi colocado no ato das disposições constitucionais transitórias, justamente porque se entendia que rapidamente a questão seria resolvida, mas não foi o que aconteceu. "Passaram-se 23 anos da aprovação da nossa Constituição e menos de 5% das terras quilombolas foram tituladas. A continuar neste ritmo, levaremos 460 anos para que este direito constitucional seja assegurado", argumentou o parlamentar ao lamentar a morosidade do poder público.
Carrion também denunciou as pressões existentes para que se diminua o ritimo dos trabalhos de titulação; a falta de quadro de pessoal do Incra, responsável pelo processo de titulação; a Ação Direta de Inconstitucionalidade para que o decreto que regra a titulação seja anulado, além de citar a tramitação de dezenas de projetos que buscam na Câmara Federal para retirar direitos assegurados às comunidades indígenas e quilombolas.
Manifestações
Mário Teodoro, representante da Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial (Sepir), salientou que o órgão tem se esforçado para que a política de reconhecimento das terras quilombolas seja de fato mais dinâmica. Ele sublinhou o trabalho que vem sendo desenvolvido no Plano Plurianual (PPA) para que nos próximos quatro anos esta política tenha um impulso maior. "Mas já para o próximo ano temos trabalhado com emendas que vão garantir recursos para que possamos de fato fazer com que esta política se efetive para todo o Brasil", garantiu Teodoro.
O representante da Secretaria Geral da Presidência da República, Nilton Luis Godoy Tubino, destacou que o órgão é responsável por fazer as relações com os movimentos sociais do campo e das cidades e sindicais com o centro do governo. Ele salientou que a secretaria está trabalhando com a Sepir para fazer um diagnóstico da situação quilombola no Brasil. Tubino expressou a preocupação do ministro Gilberto Carvalho não só com aquelas áreas que devem ser tituladas e demarcadas, mas também com a situação real das áreas já demarcadas e tituladas. "Não só é importante para o governo que estas terras sejam demarcadas e tituladas, mas que as políticas públicas do governo federal cheguem a estes locais, pois isto reforça a dignidade do povo quilombola", garantiu Tubino.
O procurador-geral do Estado do Rio Grande do Sul, Carlos Henrique Kaipper, garantiu que o governo estadual trata a questão da regularização das terras quilombolas como prioridade, mas reconhece que a competência para realizar a titulação é do Incra. "Esta questão é tão importante e os entraves são tão grandes para que esta política pública seja implementada que não basta só o governo federal estar nesta luta. É necessário que o estado do Rio Grande do Sul e todos os municípios estejam engajados nesta luta. É muito importante também a mobilização das comunidades quilombolas", argumentou Kaipper.
A defensora pública federal, Fernanda Hahn, garantiu que o órgão continuamente exige que a titulação das terras quilombolas sejam efetivadas pelo governo federal. Ela destacou que faltam pessoal e estrutura para que o Incra do Rio Grande do Sul possa executar as tarefas que resultam na demarcação e titulação das terras quilombolas.
Roberto Ortiz, representante do Quilombo de Candiota, defendeu que se aprove leis que facilitem o acesso das comunidades à titulação de terras e às políticas públicas. Ele manifestou a sua inconformidade com o reconhecimento de direito à propriedades que historicamente pertencem a negros e índios, mas que são permanentemente negadas ou questionadas.
Ainda participaram do encontro representantes de comunidades e associações quilombolas, comunidades indígenas, CNBB, Brigada Militar, OAB RS, Ministério Público do Rio Grande do Sul, UFRGS, prefeitos e vereadores, entre outros.
segunda-feira, 20 de junho de 2011
PLENÁRIA ENCERRA O II BLOGPROG NA CAPITAL DO PAÍS
PROPOSTA DE CARTA DO II BLOGPROG - BRASÍLIA
NOTÍCIAS DO BLOGPROG 2011 EM BRASÍLIA
O segundo dia do evento do blogueiros de todo o País foi bastante movimentado. O destaque, pela manhã, foi a fala da Deputada Luiza Erundina - coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão, que participou da mesa "A luta por um novo marco regulatório da comunicação", que teve início às 9 horas da manhã
COMEÇA II ENCONTRO DE BLOGUEIROS PROGRESSISTAS - BLOGPROG
terça-feira, 29 de março de 2011
ORDEM DOS DESFILES DO CARNAVAL FORA DE ÉPOCA - URUGUAIANA
ROTEIRO DO CARNAVAL DE URUGUAIANA
Os desfiles acontecem nos dias 24, 25 e 26 de março de 2011 e a ordem é a seguinte:
5ª FEIRA – 24/03/2011
20h00min – Amigos da Comunidade
20h35min – Aliança do Samba
21h10min – Vila Júlia
21h55min – Imperadores do Sol
22h40min – Apoteose do Samba
23h55min – Deu Chucha na Zebra
01h10min – Ilha do Marduque
6ª FEIRA – 25/03/2011
20h00min – Unidos da Mangueira
20h35min – Toca do Lobo
21h10min – Acadêmicos do Negão
21h55min – Acadêmicos de São Miguel
22h40min – Bambas da Alegria
23h25min – Os Rouxinóis
01h10min – Cova da Onça
SÁBADO – 26/03/2011
20h00min – Acadêmicos de São Miguel
21h45min – Imperadores do Sol
22h30min – Apoteose do Samba
23h45min – Deu Chucha na Zebra
01h00min – Bambas da Alegria
02h15min – Os Rouxinóis
03h30min – Ilha do Marduque
04h45min – Cova da Onça
BAMBAS DA ALEGRIA É DESTAQUE NO CARNAVAL DE URUGUAIANA
Com belas fantasias, combinando cores e variedade, Bambas da Alegria trazem para a Passarela um espetáculo de alto nível.
A criatividade, o bom acabamento dos carros e um maior número de figurantes proporcionou um desfile que poderá dar a pequena Escola de Samba o segundo lugar no Carnaval Fora de Época da Fronteira.
Fonte: Editoria RDC Brasil
ILHA DO MARDUQUE PERDERÁ PONTOS
Considerada como uma das favoritas no Carnaval Fora de Época de Uruguaiana, Ilha do Marduque deverá ser penalizada com a perda de pontos.
O motivo foi não ter havido a permanência da sua bateria no recuo, durante seu desfile na madrugada do dia 25 de março de 2011.
A quebra de um carro desorganizou a passagem da Escola pela Avenida e sua bateria teve que passar direto pelo recuo,
Fonte: Editoria RDC Brasil
RDC BRASIL NO CARNAVAL DE URUGUAIANA 2011
O Carnaval de Uruguaiana, com seu início marcado para as 20 horas desse dia 24 de março de 2011, começou com o tradicional atraso.
O prefeito Sanchotene Felice, em entrevista à RDC, reiterou que não pretende construir um “sambódromo” e que a infraestrutura existente é adequada aos carnavalescos, turistas e público em geral.
A cobertura jornalística da RDC Web Brasil acontece nos três dias do “Carnaval Fora de Época” e tem em sua equipe as repórteres Elzamir Ferreira, Karina Klein e Rita Todeschini.
Segundo o coordenador de técnica e reportagem, Itair Linchim, depois de dez anos cobrindo o carnaval de Porto Alegre, é a primeira vez que a RDC vem a Uruguaiana para divulgar o Evento que está sendo chamado de terceiro melhor carnaval do País.
É a primeira vez que acompanha este grande evento, fazendo a cobertura.
Este Carnaval, segundo a Prefeitura Municipal de Uruguaiana, é considerado o terceiro melhor do Pais.
Fonte: Editoria RDC Brasil.
RDC BRASIL VAI AO CARNAVAL DE URUGUAIANA 2011
A cobertura jornalística da RDC Web Brasil acontece nos três dias do “Carnaval Fora de Época” e tem em sua equipe as repórteres Elzamir Ferreira, Karina Klein e Rita Todeschini.
Segundo o coordenador de técnica e reportagem, Itair Linchim, depois de dez anos cobrindo o carnaval de Porto Alegre, é a primeira vez que a RDC vem a Uruguaiana para divulgar o Evento que está sendo chamado de terceiro melhor carnaval do País.
Fonte: Editoria RDC Brasil.
RESTINGA ENCERRA CARNAVAL AO AMANHECER
A Campeã do Carnaval 2011 encerra Desfile das Campeãs, em
Porto Alegre, iluminada pelos primeiros raios de sol do domingo.
Foto: Itair Linchim
Premiação do Estado Maior da Restinga
Estado Maior da Restinga recebeu o troféu na Noite do Desfile das Campeãs, no Camarote das Autoridades.
A equipe da RDC Brasil transmitiu ao vivo o acontecimento, que ocorreu durante o intervalo dos desfiles.
A premiação foi entregue pelo prefeito José Fortunati na presença de diversas autoridades e convidados,
entre eles Adão Villaverde, presidente da Assembléia Legislativa, e o ex-prefeito José Fogaça.
Reportagem: Elzamir Ferreira, Marco Maragato, Iury Silva e Itair Linchim
ÚLTIMA NOITE DO CARNAVAL 2011 EM PORTO ALEGRE
Venda de ingressos para o desfile das campeãs
Daniela Rodrigues
Como você já deve ter lido aqui na RDC, o desfile das campeãs ocorrerá no sábado, dia 12 de março. Quem ainda não tinha adquirido ingressos, poderá fazê-lo no próprio dia. a partir das 20h nas bilheterias do Porto Seco. Serão disponibilizados 4,2 mil ingressos no valor de R$10, 00 (dez reais) cada um. Não chegue tarde para garantir o seu!
Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?p_noticia=138808
DESFILE DAS CAMPEÃS
Sábado é o dia do desfile das campeãs
Daniela Rodrigues
Se você não conseguiu conferir o desfile que ocorreu nos dias 4 e 5 de março em Porto Alegre, terá mais uma chance . Sábado, dia 12 de março, será o desfile das campeãs. Além das seis primeiras colocadas do Grupo Especial, passarão pelo Porto Seco as campeãs do Grupo de Acesso e do Grupo A, e mais uma escola convidada.
Veja a seguir a ordem dos desfiles:
19h40 - Entidade convidada
20h30 - Tribo Os Comanches
21h30 - Imperatriz Leopoldense, campeã pelo Grupo de Acesso
22h30 - Protegidos da Princesa Isabel, campeã do Grupo A
23h30 - Unidos de Vila Isabel, 6º lugar do Grupo Especial
00h40 - Imperatriz Dona Leopoldina, 5º lugar
01h50 - União da Vila do IAPI, 4º lugar
03h00 - Imperadores do Samba, 3º lugar
04h10 - Império da Zona Norte, vice-campeã
05h20 - Estado Maior da Restinga, campeã do Carnaval
Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?p_noticia=138808
Compacto de imagens da 2ª noite de desfiles do grupo especial.
Postado por Iury Silva, Fotos de Elzamir Ferreira e Martin Silva.
DIMENSÃO DO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE
Os números do Carnaval de Porto Alegre O Carnaval de Porto Alegre é considerado, por especialistas, o terceiro maior do país. Veja alguns números desse ano, que demonstram essa realidade: ? A pista de desfiles do Complexo Cultural do Porto Seco têm 329 metros de comprimento, com 16m de largura ? As arquibancadas tem capacidade para 9.750 mil pessoas ? São 28 camarotes privados, 32 camarotes de trabalho e 5 camarotes oficiais e de patrocinadores, resultando em uma capacidade de 3 mil pessoas ? 15 barracões de 400m quadrados e 25m de altura para o material das escolas de samba ? A Praça de Alimentação têm 18 áreas comerciais ? 12 escolas do grupo especial, somando 25 mil integrantes ? 250 policiais da Brigada Militar trabalham no evento ? 200 agentes de trânsito, monitoram o tráfego nas imediações do Porto Seco ? O estacionamento tem vagas para 350 carros e 30 motos ? Nesse ano, 500 jornalistas foram credenciados para acompanhar o evento
FONTE: SMC PREF POA
DESFILE DO DOMINGO NO CARNAVAL DE POA 2011
Grupo de Acesso e Campeãs encerram os desfiles do Carnaval 2011
As escolas do Grupo Especial do Carnaval de Porto Alegre desfilaram na sexta (4) e sábado (5) no Complexo Cultural Porto Seco. Divididos em seis escolas por noite, os desfiles oficiais começaram às 23h30, na sexta-feira, e 22h45, no sábado. Uma escola convidada abriu os desfiles do Grupo Especial em cada noite. Na sexta, a G.R.S.C.B. Escola de Samba da Glória abriu a passarela do samba às 22h15. No sábado, a E. S. Esporte dá Samba desfilou às 20h45. No dia domingo (6), é a vez do Grupo de Acesso pisar na avenida.
2ª NOITE DO GRUPO ESPECIAL NO CARNAVAL DE POA
TABELA DOS DESFILES DO GRUPO ESPECIAL
04/03/2011 - SEXTA-FEIRA
G.R.S.C.B. ESCOLA DE SAMBA DA GLÓRIA |
21h15 |
22h15 |
23h00 |
GRUPO ESPECIAL: (Pré-Concentração / Concentração / Início / Término)
1) ACADEMIA DE SAMBA PRAIANA |
21h30 |
22h30 |
23h30 |
00h30 |
2) IMPÉRIO DA ZONA NORTE |
22h40 |
23h40 |
00h40 |
01h40 |
3) BAMBAS DA ORGIA |
23h50 |
00h50 |
01h50 |
02h50 |
4) UNIÃO DA VILA DO IAPI |
01h00 |
02h00 |
03h00 |
04h00 |
5)ACADÊMICOS DE GRAVATAÍ |
02h10 |
03h10 |
04h10 |
05h10 |
6) EMBAIXADORES DO RITMO |
03h20 |
04h20 |
05h20 |
06h20 |
05/03/2011 - SÁBADO (Concentração / Início / Término)
E. S. ESPORTE DA SAMBA |
19h15 |
20h45 |
22h15 |
GRUPO ESPECIAL (Pré-Concentração / Concentração / Início / Término)
1) IMPÉRIO DO SOL |
20h45 |
21h45 |
22h45 |
23h45 |
2) IMPERADORES DO SAMBA |
21h55 |
22h55 |
23h55 |
00h55 |
3) IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA |
23h05 |
00h05 |
01h05 |
02h05 |
4) UNIDOS DE VILA ISABEL |
00h15 |
01h15 |
02h15 |
03h15 |
5) ACADEMIA DE SAMBA PURO |
01h25 |
02h25 |
03h25 |
04h25 |
6)ESTADO MAIOR DA RESTINGA |
02h35 |
03h35 |
04h35 |
05h35 |
MAIS IMAGENS DA 1ª NOITE DE DESFILE DO GRUPO ESPECIAL
Postado por Iury Silva, fotos de Elzamir Ferreira.
domingo, 6 de março de 2011
1ª NOITE DE CARNAVAL 2011 EM POA - IMAGENS
A seguir fotos da "Escola de Samba Praiana", a primeira a desfilar na primeira noite de desfiles do grupo especial.
Postado por Iury Silva. Fotos de Elzamir Ferreira.
domingo, 27 de fevereiro de 2011
2ª NOITE DA MUAMBA EM PORTO ALEGRE
A Equipe RDC Brasil acompanhou todos os detalhes e realizou sua segunda transmissão ao vivo.
A seguir, algumas imagens do que foi mais este dia da Muamba 2011 em Porto Alegre.